Saúde

O município de Taquarivaí conta com duas equipes de PSF (Programa de Saúde Familiar), o Centro de Saúde “Alexandre Shueri” da zona urbana, atende das 08h00 às 17h00, estão à disposição da população: um consultório médico, uma sala de enfermagem, uma de eletrocardiógrafo, uma de reunião, uma de VISA (Vigilância Sanitária) e Central de Vagas (C. V.), uma de curativo, uma de vacina, uma pré- consulta, uma de inalação, uma de medicação, duas de observação com 02 leitos cada, uma de administração, uma de pesagem, recepção e farmácia preventiva. Executam-se os serviços básicos, desenvolvendo um trabalho de acolhimento, pré- consulta, triagem, consulta de enfermagem e médica, além de realizar trabalhos educativos e preventivos. A zona urbana conta também com um centro odontológico e uma sala de fonoaudiologia, onde são desenvolvidas atividades curativas, preventivas e educativas.

A equipe PSF da zona rural segue o mesmo procedimento, oferecendo à população: um consultório médico, uma sala de enfermagem, uma farmácia, uma sala de curativo, de vacina e recepção. A unidade do bairro das Formigas é uma extensão do bairro das Pedrinhas, estas também atendem das 08h00 às 17h00.

Os programas oferecidos à população são os seguintes:

  • Saúde da mulher;
  • Saúde do homem;
  • Saúde da criança – pediatria;
  • Hipertensão e diabetes;
  • Clínica médica;

Outras especialidades: psicologia, fonoaudiologia, nutricionista e fisioterapeuta.

Número de profissionais atuantes: entre médicos, enfermeira, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, psicóloga, nutricionista, fonoaudióloga, dentista, auxiliar de saúde bucal, agentes comunitários de saúde, agentes de combate de endemias, recepcionista, auxiliar administrativo, assistente social, fisioterapeuta, auxiliar de serviço gerais e motoristas. Os atendimentos de urgência são encaminhados à Santa Casa de Misericórdia de Itapeva.