História

Significado do nome: Taquarivaí, origem em tupi significa: “taquara fina da beira do rio”.
No dia de 20 de setembro do ano de 1769 foi fundada a Vila da Faxina, as margens do rio Apiaí-Guaçu, uma região ainda não colonizada por Portugal, que procurava expandir seu terrítorio dentro da Colônia. Quase duas décadas depois o povoado de Faxina foi movido para uma sesmaria, que ficava mais perto da Estrada Geral, grande travessia de São Paulo até o Rio Grande do Sul, algo que favoreceria o crescimento do povoado, o local se chamava Itapeva da Faxina, sendo este o nome da nova vila. Por estar na beira da Estrada Geral, a Vila de Itapeva da Faxina teve muita influência do tropeirismo, e favoreceu o crescimento da cidade, até 1910 ainda se chamava Itapeva da Faxina, e até 1938 somente Faxina, posteriormente somente Itapeva.

Em 18 de fevereiro de 1959 foi criado o distrito de Taquarivaí, que pertenceu ao município de Itapeva até 30 de outubro de 1991, quando foi assinada sua emancipação e criado o Município de Taquarivaí através de plebiscito público.

O território de sua criação, a Vila de Faxina, também conhecida como Vila Velha, passou a fazer parte do território de Taquarivaí.