Localização Geográfica

O município de Taquarivaí encontra-se na Região Sudoeste do Estado de São Paulo e Sudeste do Brasil. A Região Sudoeste de São Paulo é composta por dezoito municípios: Apiaí, Barra do Chapéu, Bom Sucesso de Itararé, Buri, Capão Bonito, Guapiara, Iporanga, Itaberá, Itaóca, Itapeva, Itapirapuã Paulista, Itararé, Nova Campina, Ribeirão Branco, Ribeirão Grande, Riversul e Taquarivaí.

Situada aproximadamente a 268km de São Paulo (capital do Estado), a cidade possui uma área geográfica de 231,792 Km², fazendo divisa com os municípios de Itapeva, Capão Bonito e Buri.

Coordenadas

O município se encontra nas coordenadas Latitude 23º55’26”S, Longitude 48º41’34”O e altitude de 555 metros.

Área

De acordo com o IBGE (2010), Taquarivaí possui uma extensão de 231,792 km².

Municípios Limítrofes

  • Itapeva: 22km
  • Capão Bonito: 44,8km
  • Buri: 27,8km

Acessos

Sentido Itapeva – Taquarivaí:

Rodovia Francisco Alves Negrão – SP 258 – km 282 aos 263.

Característica: pista asfáltica simples;

Sentido Capão Bonito – Taquarivaí:

Rodovia Francisco Alves Negrão – SP 258 – km 223 aos 263.

Característica: pista asfáltica simples com presença de uma base SAU (Sistema de Atendimento ao Cliente) e pedágio da SPVIAS.

Sentido Buri – Taquarivaí:

Rodovia Municipal Tertulino Gonçalves de Albuquerque até o km 18, saindo na Rodovia Francisco Alves Negrão no km 254 seguindo até o km 263.

O aeroporto mais próximo de Taquarivaí é o aeroporto de Sorocaba, a 132km de distância da cidade.

Clima, Altitude, Temperatura, Hidrografia e Vegetação

Com seu solo rico e produtivo, Taquarivaí é conhecida como a “Capital das Terras Férteis”. De topografia plana, o município tem obtido destaque no agronegócio, com grandes fazendas produtoras de milho, soja, frutas e serrarias de beneficiamento de madeira. O município apresenta uma grande quantidade de recursos hídricos pertencente à Bacia do Alto Paranapanema. Os principais recursos hídricos são: Rio Apiaí – Guaçu, Rio Apiaí – Mirim, Ribeirão da Fazenda Vitória, Ribeirão da Cachoeira, Ribeirão do Pacova, Rincão Comprido, Córrego Mangaratuba, Córrego das Pedrinhas, Bairro das Pedrinhas, Córrego da Formiga, Fazenda Tiribas e Córrego da Cutia. Encontra-se a uma altitude de 555metros em relação ao nível do mar e 31 possui um clima subtropical tipo CFB, de acordo com Koepen, caracterizado com temperaturas médias anuais nunca superiores a 20°C.