Pontos Turísticos

Lagoa Paulina de Moraes

Lagoa Paulina de Moraes

A Lagoa Paulina de Moraes é uma lagoa natural, agora tratada pela Prefeitura de Taquarivaí e é ponto de encontro da população da cidade e também sede de diversos eventos municipais, como o aniversário da cidade, os moradores podem andar de pedalinho ou bote na lagoa, além de poder 47 usufruir dos quiosques instalados no local. Há um projeto de se construir uma praça suspensa ao lado da lagoa.

Bairro Vila Velha

Bairro Vila Velha

O Bairro de Vila Velha foi o primeiro povoado da agora cidade de Itapeva, da qual Taquarivaí fazia parte, é um local de grande importância cultural, com casarões, antigos, mas que já estão fora de uso, a Igreja do bairro é do ano de 1856 e já é tradição fazer uma celebração no dia de finados no cemitério da igreja, uma espécie de festividade organizada pelos moradores da região que prestam as homenagens a seus parentes falecidos. Apesar da estrada não ser asfaltada as condiçoes são muito boas e não há problemas para chegar ao local até mesmo em dias de chuva. O atrativo tem grande potencial cultural e religioso, caso sejam feitas revitalizações e projetos que incentivem o uso do local.

Rio Apiaí-Guaçu

Rio Apiaí-Guaçu

O Rio Apiaí-Guaçu é provavelmente o mais importante recurso hídrico da cidade de Taquarivaí, e além disso tem um grande potencial turístico, muitos moradores já usufruem de sua praia de água doce para aproveitar o rio para nadar e pescar e além disso podem ser desenvolvidas atividades diversas ao longo dos 27,9 km2 de sua extensão ao longo do território do município. Contudo, o atrativo não tem nenhum tipo de estrutura ou apoio, seriam necessárias diversas medidas para usufruto responsável deste atrativo, tanto pela população quanto por potenciais turistas.

Pedreira

Pedreira

A “Pedreira” é um grande atrativo em potencial da cidade de Taquarivaí, onde poderiam ser realizadas diversas atividades esportivas, como rapel, tirolesa e escalada. Porém provavelmente este atrativo será liquidado em cerca de dois anos. O atual dono do terreno da pedreira está preparando o local para ser lavrado, ou seja, para retirar o minério para venda, não nenhuma intenção de fazer usufruto do potencial turístico do local.

Igreja Nossa Senhora Imaculada Conceição

Igreja Nossa Senhora Imaculada Conceição

Nossa Senhora Imaculada da Conceição é a padroeira da cidade de Taquarivaí, a primeira igreja da cidade foi construída em louvor a esta santa no ano de 1859. A Igreja foi tombada como patrimônio histórico, porém devido a degradação de seu espaço, o local foi interditado e a prefeitura aguarda verbas para a restauração da igreja e também para a construção de uma nova igreja no terreno ao lado, para que se possa voltar manter o patrimônio conservado e utilizar seu espaço. Enquanto isso é utilizado um local provisório para missas e festividades.